Queimadas um problema crônico em nossa região  

Henrique César e Nelson Martins

Entre junho e setembro, o clima na cidade fica mais seco e neste período é comum avistar quase que diariamente, focos de queimadas em lotes vagos e ao longo de vias no bairro Ribeiro de Abreu. Este é um problema grave, que destrói o meio ambiente e causa riscos a saúde.

O ato de provocar queimadas em lotes vagos, em lixo ou em matas é considerado crime de acordo com a Lei Federal Nº 9.605/98. A multa para quem for pego em flagrante varia entre R$ 150 e R$ 2.500.

Um risco para a saúde

queimar-lixo

Quanto maior a proximidade da queimada, maior o seu efeito à saúde. Por esse motivo, especialistas alertam para o cuidado redobrado da população. De acordo com a pneumologista Tatiana Veloso, qualquer pessoa que tenha inalado fumaça e resíduos provenientes das queimadas deve recorrer a uma supervisão especializada. Segundo ela, mesmo que em pequena quantidade, as substâncias tóxicas podem causar sérios danos à saúde.

Problema ecológico

Resultado de imagem para queimadas animais

A biodiversidade e ecossistema ao redor das queimadas correm sérios riscos de degradação. Os animais precisam migrar de nicho ecológico após fixarem residência há longas gerações nas regiões que estão sofrendo queimadas. Um incêndio também impacta dramaticamente a vida dos animais.

Os insetos são os primeiros a perderem suas vidas em consequência do calor e da fumaça. Também ovos, que foram estabelecidas em árvores, são destruídos. As aves podem salvar-se, outros animais têm um sistema de alerta de ameaça e geralmente são capazes de migrar para longe do perigo.

Eles procurar outro espaço de vida e pode decidir voltar para a zona de perigo, quando há condições adequadas para o bem-estar. Isso pode levar muitos anos. Um incêndio pode, no entanto, pode ser rápido, se espalhar e aumentando o risco de morte dos animais.

 Combata as queimadas denuncie por meio dos telefones: 190 ou 193

fig_pag_principal

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: