Ação sem espera do poder público

Aguardar que políticos melhorem a nossa vida é algo do nosso cotidiano. Estamos acostumados a delegar todo o trabalho de melhoria de ruas e espaços para o entes públicos e, nos limitamos a reclamar, quando algo sai errado.

Mas, algo positivo vem acontecendo no Ribeiro de Abreu, e o poder público não é o ator principal. A transformação das margens do Ribeirão do Onça, com a retirada de 250 famílias que viviam em situação de risco no Ribeiro de Abreu foi uma ação importante. Ações de remoções de famílias em áreas de risco são comuns em nossa região, que normalmente são seguidas de uma nova reocupação.

WhatsApp Image 2018-10-01 at 14.00.35
imagem do espaço após a remoção de 250 famílias

Mas neste caso, a mobilização e a adoção da área desocupada pela população, fez a diferença. O espaço onde ficavam as casas se transformou em espaço de lazer e vem sendo ocupado com atividades lúdicas e que fazem muito bem para a comunidade.

A mudança deste espaço, que fica na entrada da primeira ponte, na Avenida Antônio Ribeiro de Abreu, trata-se de um esforço de moradores e voluntários, e que foi iniciada pelo o Conselho de Moradores Unidos Pelo Ribeiro de Abreu o (COMUPRA).

No local foi construído um campinho, bancos estão espalhados para assegurar o conforto dos visitantes, também foi construída uma horta comunitária, que muito em breve poderá fornecer legumes e verduras para moradores e visitantes do espaço.

Essa ação não foi uma iniciativa da Prefeitura, ou de qualquer órgão público, foi o trabalho de pessoas que se cansaram de esperar e decidiram agir.

Da Prefeitura existe a promessa da construção de um Parque Linear, mas obra não tem previsão.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Como participar ?

Voluntários e pessoas interessadas em ajudar na manutenção deste espaço, ou na elaboração de ações de revitalização de espaços no Ribeiro de Abreu podem fazer contato com o COMUPRA, que fica na Rua Serra dos Órgãos 335 no Conjunto.

Nas terças-feiras, a partir das 19h, são realizadas reuniões para discutir problemas pontuais do bairro. Para mais informações faça contato com Itamar no telefone 9928-0947.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: