Conheça nosso bairro

1.ORIGEM:

Localizado na Região Nordeste de Belo Horizonte, o bairro recebeu este nome em homenagem ao coronel Antônio Ribeiro de Abreu, dono de uma parte das terras nas quais foi erguida a região. O local surgiu seguindo a esteira da industrialização da capital na segunda metade do século 20. Naquela época, como a população aumentou muito devido à chegada de várias pessoas de outras cidades em busca de oportunidades de trabalho, foi preciso buscar novos espaços para abrigar tanta gente. O jeito foi rumar para as fazendas da periferia. Uma delas foi a Capitão Eduardo, que deu origem ao Bairro Ribeiro de Abreu.

Com isso, apesar de ativa e útil nos primeiros anos de Belo Horizonte – de lá saíam materiais usados nas obras da capital, como madeira, lenha e tijolos, além de alimentos –, a Fazenda Capitão Eduardo foi loteada e seus terrenos vendidos a partir da década de 1960.

Em 1969, quando se instalou no Ribeiro de Abreu, não havia infra-estrutura para atender as necessidades da população. A água era cedida por um fazendeiro, que abriu um posto artesiano e cobrava por ela, mas não tinha autorização para isso.

Para conquistar o que precisavam, os moradores montaram a Associação Comunitária do Bairro Ribeiro de Abreu, na década de 1980. Começaram a lutar, primeiro pela legalização da água, depois pelo telefone. Era uma dificuldade para conseguir até mesmo um orelhão.

2.DESENVOLVIMENTO/INFRA-ESTRUTURA:

Hoje há comércio, água, praça e uma quadra pública, conquistada no Orçamento Participativo da PBH. E a expectativa é que a situação melhore ainda mais com a criação da Regional Isidoro pela Prefeitura de Belo Horizonte,.Na região também serão construídos 3 mil apartamentos que hospedarão os atletas durante a Copa de 2014, além da Via 540, que começará na Avenida Cristiano Machado e irá até a MG-020.

Outra dificuldade era para conseguir transporte. Hoje, os moradores contam com as linhas 5506A, B e C, além das 836 e 837, que levam à Estação São Gabriel, do metrô.

Formado por casas e prédios de pequeno porte, não é difícil achar imóveis para alugar ou comprar no Ribeiro de Abreu. De acordo com pesquisa realizada em junho deste ano pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, Administrativas e Contábeis da UFMG (Fundação Ipead), os valores médios de aluguel na região são de R$ 441 para apartamento de dois quartos. No mercado de compra e venda, o valor mínimo para apartamentos de três quartos é R$ 85,6 mil. Estudos feitos na capital pela Fundação Ipead classificam o Bairro Ribeiro de Abreu como “popular”. Essa caracterização é obtida a partir da renda média dos chefes de família do local, que é inferior a cinco salários mínimos.

cropped-sem-tc3adtulo-e1529896327815.jpg

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: